ESTUDO DE UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DE LINHAS DE ANCORAGEM PARA PLATAFORMAS DE PETRÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS
Palavras-chave:
Sistemas de Ancoragem, Sistemas Offshore, Análise AcopladaResumo
O petróleo é o principal recurso natural utilizado para suprir a demanda da matriz energética
mundial. Com o aumento progressivo para lâminas d’água cada vez maiores, obstáculos são revelados,
solicitando a engenharia offshore tecnologias cada vez mais sofisticadas para lidar com essa nova
realidade. Dentro desse contexto encontra-se novos desenvolvimentos relacionados ao posicionamento
da unidade flutuante. O sistema de ancoragem é responsável pelo posicionamento da plataforma dentro
dos limites operacionais, proporcionando segurança na exploração de petróleo. Para grandes
profundidades é utilizada uma configuração da linha de ancoragem denominada configuração Taut-Leg,
na qual as linhas se encontram retesadas e apresentam em sua composição materiais mais leves, esta
configuração é composta nas extremidades por cabos de aço ou amarras e no seu trecho intermediário
por cabos de poliéster. A configuração Taut Leg das linhas de ancoragem tem o intuito de diminuir o
raio da ancoragem, garantindo maiores possibilidades de arranjos submarinos, e fornecer maior rigidez
vertical a plataforma garantindo menores passeios. Este trabalho tem por objetivo estudar os efeitos de
um sistema de ancoragem spread mooring com uma variação da configuração Taut Leg, que consiste
em inserir um peso, propondo uma nova configuração da linha de ancoragem. Esta nova configuração,
tem por objetivo diminuir o raio de ancoragem, além de aplicar uma pré-tração inicial menor do que a
prevista em projeto, sendo esta diferença suplantada pela inserção de peso em determinado ponto da
linha, possibilitando o emprego de guinchos menos potentes. Para expor as vantagens e desvantagens
da configuração proposta, foram realizadas análises acopladas no domínio do tempo com o intuito de
comparar a configuração proposta com uma configuração Taut Leg. Para tal, foi utilizado o programa
SITUA-PROSIM.