INFLUÊNCIA DO ROMPIMENTO DE LINHAS DE ANCORAGEM NA RIGIDEZ HORIZONTAL DE UMA PLATAFORMA DE PETRÓLEO
Palavras-chave:
Sistemas de ancoragem, Rigidez, Estruturas offshoreResumo
Dada a importância dos sistemas de ancoragem na manutenção do posicionamento projetado
para plataformas de petróleo e da sua influência no comportamento da estrutura (particularmente em
águas profundas e ultraprofundas), faz-se pertinente a investigação da variação dos seus níveis de
rigidez conforme diferentes configurações do sistema. Assim, este trabalho investiga a influência do
offset e da condição de avaria na rigidez no plano horizontal de uma plataforma flutuante com sistema
de ancoragem spread-mooring. Os resultados obtidos em termos de mapas polares de rigidez
confirmam a influência do offset da plataforma, bem como da perda de linhas de ancoragem, na
rigidez horizontal obtida. Observou-se também um comportamento não-linear da rigidez horizontal
global da unidade flutuante. Além disso, sob determinadas condições, há registro de aumento de
rigidez mesmo com a avaria de uma linha de ancoragem. A ferramenta utilizada para as análises foi o
software Situa-Prosim desenvolvido pelo LAMCSO – COPPE/UFRJ para a Petrobras e que simula o
comportamento de sistemas de produção de petróleo utilizado análises estáticas e não-lineares.