ESTUDO ANALÍTICO SOBRE VELOCIDADE DE VIBRAÇÃO DE SOLOS PRÓXIMOS A LINHAS FERROVIÁRIAS

Autores

  • Celso Gabriel Barroso Filho
  • Tereza Denyse P. de Araújo

Palavras-chave:

Velocidade de vibração, Vibração no solo, Ferrovia, Velocidade do trem

Resumo

Os edifícios estão sujeitos a vibrações provocadas pelo ambiente, tais como as provenientes da indústria,
construções, tráfego de veículos, dentre outros. Estas vibrações podem danificar o edifício com o tempo ou gerar
desconforto em seus usuários. A construção de edifícios próximos as linhas férreas está se tornando cada vez mais
comum nas grandes e pequenas cidades, ao redor do mundo. O presente trabalho mostra uma metodologia analítica
para a previsão das vibrações no solo, causadas pela passagem dos trens, que atingem as edificações, pessoas ou
benfeitorias próximas. Utilizando um exemplo da literatura, pretende-se validar estas equações matemáticas, bem
como discutir as vibrações físicas e os ruídos, que o tráfego de trens gera. O objetivo é a segurança estrutural e o
melhor aproveitamento das regiões próximas às linhas de férreas. São verificados vários tipos de solo, a fim de
avaliar sua influência na propagação da velocidade instantânea de vibração induzida no meio. Outros parâmetros
também são analisados, tais como a distância da linha férrea, velocidade e carga do trem e o tipo de trilho. Essas
análises são feitas utilizando um programa matemático. Dessa forma, espera-se contribuir para a normatização de
critérios de construções de edifícios próximos a linhas férreas.

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Publicado

2024-07-07