MULHERES, UNIVERSIDADE E PANDEMIA: VIVÊNCIAS DE ACOLHIMENTO

Autores

  • Jessica Yule Costa
  • Jessica Yule da Costa
  • Fernanda Keila Marinho da Silva
  • Isadora do Nascimento Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.2611315

Palavras-chave:

Pandemia. Vivências. Acolhimento

Resumo

O projeto aqui apresentado foi desenvolvido durante a pandemia com a finalidade de fortalecer, neste momento de excepcionalidade, assuntos e debates relacionados à condição da mulher, somando a ações que já vinham se realizando na UFSCar Sorocaba. Especificamente, os objetivos da proposta foram: fomentar debates e reflexões acerca das adversidades enfrentadas no contexto social em que o público feminino está inserido; propiciar orientações de âmbito geral, voltadas para o enfrentamento dos problemas relativos ao isolamento e que possuem caráter específico quando se trata do gênero feminino; constituir uma rede de apoio ao público feminino; apresentar diferentes perspectivas de profissionais da área da saúde física e mental, visando auxiliar o necessário enfrentamento das dificuldades que as mulheres da universidade vivenciam durante o período de distanciamento e isolamento social proporcionado pela pandemia COVID-19. A justificativa do projeto parte do entendimento de que assuntos e questionamentos advindos do lugar específico da mulher tornaram-se menos visíveis e, com isso, é possível que tenha potencializado situações de vulnerabilidade para as mulheres do espaço acadêmico. As propostas de vivências – nome dado às atividades – foram conduzidas por pessoas especialistas e especialmente convidadas e serviu como uma referência de encontro, de entendimento e de troca, cuja expectativa era refletir sobre a possibilidade de uma rede de apoio mútuo.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Yule Costa, J., Yule da Costa, J., Keila Marinho da Silva, F., & do Nascimento Fernandes, I. (2023). MULHERES, UNIVERSIDADE E PANDEMIA: VIVÊNCIAS DE ACOLHIMENTO. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.2611315