ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE DE ESTUDANTES MULHERES NO BICT E TERMINALIDADES DO CAMPUS LITORAL NORTE DA UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.2611965Palavras-chave:
Equidade de Gênero, Representatividade, Estudantes MulheresResumo
Atualmente, no Brasil, as mulheres são maioria dos concluintes nos cursosde ensino superior e estão com representação acima de 50% nos cursos depós-graduação. Entretanto, quando avaliada a distribuição percentual dosconcluintes de graduação, por gênero, de acordo com as grandes áreas dos cursos,torna-se evidente a baixa representatividade das mulheres nas áreas científicas etecnológicas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a representatividadede estudantes mulheres no bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia(BICT) e nas terminalidades do Campus Litoral Norte (CLN) da Universidade Federaldo Rio Grande do Sul (UFRGS), visando verificar se as desigualdades encontradasna literatura se assemelham à realidade local. A análise considera os períodos entreo 2º semestre de 2014 e o 1º semestre de 2021. A maior diferença, quanto aogênero, foi observada no curso de Engenharia de Gestão de Energia, onde o númerode estudantes homens é superior em todos os semestres, exceto em 2020/1.Destaca-se, também, que todos os egressos, até o momento, são homens. Estedado revela o quanto ainda é necessário tornar o setor de energia mais atrativo paraas mulheres e, assim, fomentar a equidade de gênero, bem como a diversificação etransição energética.Downloads
Publicado
2023-07-07
Como Citar
Crauss de Araujo, L., Neves Machado, B., & Cristiane Pan, A. (2023). ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE DE ESTUDANTES MULHERES NO BICT E TERMINALIDADES DO CAMPUS LITORAL NORTE DA UFRGS. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.2611965
Edição
Seção
Artigos