STEM IME – GIRLS TO GIRLS:TRAJETÓRIA, NOVAS AÇÕES E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.5734559Palavras-chave:
STEM IME, desigualdade de gêneros, Mentoria, STEM Fair, Imersão.Resumo
Resumo. Considerando a desigualdade de gênero nas áreas de STEM (do inglês: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), várias iniciativas por todo o mundo buscam diminuir a disparidade na participação entre homens e mulheres nestas áreas, conforme recomendado pela Agenda 2030 da ONU (ONU, 2016).Em coesão com o cenário atual e visando motivar a participação feminina nas áreas de STEM, foi criada em 2018 no Instituto Militar de Engenharia (IME) a iniciativa STEM IME - Girls to girls. Durante o ano de 2019, ações externas como oficinas científicas, desenvolvidas por alunas integrantes da STEM IME, foram oferecidas para 30 meninas de escolas públicas no IME. No ano de 2020, com a pandemia, a iniciativa se reestruturou, elaborando uma nova estratégia para cumprir seu objetivo socioeducativo. Nesse contexto, houve a primeira tentativa de realizar uma oficina na modalidade EaD (Ensino à Distância), além disso, a iniciativa percebeu a importância de capacitar suas integrantes em áreas complementares à formação de Engenharia. Em 2021, foram mantidas a realização de capacitações e dois novos subprojetos foram implementados: mentorias online com meninas de todo Brasil e a STEM Fair, uma feira de ciências online com o Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). No corrente ano, com a retomada das atividades presenciais no segundo semestre, a iniciativa realizará novamente as oficinas presenciais e já realizou workshops de defesa pessoal para as alunas do IME. Somando-se às atividades presenciais, os ensinamentos da pandemia se perpetuaram e, além disso, geraram projetos como as mentorias online e a STEM Fair que estão em vigor.Dessa forma, o artigo traz uma apresentação da iniciativa STEM IME, seu histórico, sua evolução e reflexões, a fim de contribuir com novas ideias e inspirar novos projetos voltados para a motivação e inclusão de mulheres nas áreas de STEM.Downloads
Publicado
2023-07-07
Como Citar
Saldanha Motta, V., Camila Raulino de Lellis Moura, A., Cardi Pifano de Paula, C., de Sales Rabelo, E., Sembay, F., & Costa de Moura Condal, I. (2023). STEM IME – GIRLS TO GIRLS:TRAJETÓRIA, NOVAS AÇÕES E REFLEXÕES. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.5734559
Edição
Seção
Artigos