Meninas brasileiras e inserção em STEAM: Abismo no presente e horizonte para um novo futuro

Meninas brasileiras e inserção em STEAM: Abismo no presente e horizonte para um novo futuro

Autores

  • Nataly Foscaches
  • Deborah de Mari
  • Thais Fabris
  • Camila Holpert
  • Piera Peral

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.4947127

Palavras-chave:

STEAM, meninas brasileiras, empoderamento feminino

Resumo

A finalidade desse estudo inédito no Brasil é conhecer a visão demeninas, de 10 a 18 anos de todas as regiões do país, sobre matemática e ciências, as dificuldades que as afastam dessas áreas, e como isso se relaciona aos seus sonhos e desafios de futuro. Para isso, a plataforma educativa Força Meninas, em parceria com as consultorias de pesquisa 65|10 e Studio Ideias, realizou um desk research com consulta às principais pesquisas sobre o tema, entrevistou 5 meninas de alta performance, realizou 24 rodas de conversa, conversou com 218 alunas de escolas particulares e públicas e elaborou um questionário quantitativo com 1.232 respostas de meninas e meninos. Os resultados mostram que as meninas brasileiras só poderão vislumbrar no horizonte as carreirasSTEAM se a nossa sociedade oferecer segurança, dignidade e ferramentas para que elas possam exercer seus potenciais ao longo de suas vidas.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Foscaches, N., de Mari, D., Fabris, T., Holpert, C., & Peral, P. (2023). Meninas brasileiras e inserção em STEAM: Abismo no presente e horizonte para um novo futuro. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.4947127
Loading...