A Lei 11.645/08 e o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental I: um espaço para as cientistas negras
DOI:
https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.1536127Palavras-chave:
Lei 11.645/08 , Cientistas Negras, Ensino Fundamental IResumo
A presente pesquisa, ainda em andamento, foi motivada pela interseção dos interesses das autoras: gênero, raça e prática docente no Ensino Fundamental I. Tem como objetivos fomentar o debate racial e de gênero no cotidiano escolar, assim como dar visibilidade a mulheres negras na ciência. Um álbum de figurinhas sobre cientistas negras brasileiras está em desenvolvimento, ao longo do ano letivo de 2022 da disciplina Laboratório de Ciências de uma escola pública Federal, como produto pedagógico. Os resultados parciais apontam a pouca visibilidade dada às cientistas do gênero feminino. Tal realidade transborda na representação social que os alunos possuem deste grupo.A Lei 11.645/08, que inclui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo nacional, fundamenta a proposta decriação de umaferramenta pedagógica antirracista. Espera-se que estaproposta contribua com a construção positiva da visão das criançasa respeito de um cientista.Downloads
Publicado
2023-07-07
Como Citar
Beatriz Marcondes, A., & Alves Luzia da Silva, R. (2023). A Lei 11.645/08 e o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental I: um espaço para as cientistas negras. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.1536127
Edição
Seção
Artigos