VISIBILIDADE DE GÊNERO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Aline Pan
  • Paula Rolin Schmitz
  • Terrimar Ignácio Pasqualetto

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.3765766

Palavras-chave:

Ensino de Física, Gênero, Narrativa

Resumo

No ensino de Física, na educação básica, é comum dar-se ênfase à história de cientistas homens e ocultar a trajetória de cientistas mulheres. Entre as características desejáveis de um docente, espera-se que o mesmo possa contribuir na formação de alunos críticos. Em vista disso, este trabalho propõe uma metodologia que traz a discussão sobre representatividade de gênero na ciência junto com a aprendizagem de um conceito físico. Pretende-se fazer o uso de um enredo narrativo como estratégia potencial, apresentando inicialmente a trajetória da cientista Émilie du Châtelet, dando ênfase ao seu trabalho de tradução da obra de Isaac Newton, e conduzindo até o conceito de momentum, através dos postulados do escrito.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Pan, A., Rolin Schmitz, P., & Ignácio Pasqualetto, T. (2023). VISIBILIDADE DE GÊNERO NO ENSINO DE FÍSICA. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.3765766