MINAS FOR SCIENCE: PARTICIPAÇÃO, IMPACTO FAMILIAR E INCENTIVO NAS CIÊNCIAS EXATAS PARA A VIDA ACADÊMICA

Autores

  • Márcia Regina Cordeiro
  • Danielle Ferreira Dias
  • Maria Vanda Marinho
  • Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.3372642

Palavras-chave:

Meninas na Ciência, Oficinas didáticas, Experimentação

Resumo

Este trabalho traz resultados do projeto “Minas for Science”, aprovado no Edital “Meninas nas Ciências Exatas” com financiamento do CNPq (Processo n°: 442961/2018-9) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o qual foi desenvolvido em parceria entre a UNIFAL-MG e cinco Escolas Públicas da cidade de Alfenas-MG, por professores universitários, pós-graduandos, graduandos, professores da educação básica, e estudantes do ensino fundamental e médio. Considerando os objetivos do projeto atrelados as atividades desenvolvidas: i) Selecionar alunas da educação básica (doravante chamadas de alunas) a equipe foi composta por uma participação de 72% do sexo feminino, onde 64% das mães (Tabela 1, b e d) concluíram a educação básica; ii) Aplicar oficinas de capacitação aos integrantes selecionados, onde o projeto teve como direcionamento a aproximação do espaço Escola e Universidade, o que pode ter refletido na continuidade dos estudos na família (como para os pais-A15-Quadro 1) bem como o despertar dos jovens cientistas para um curso superior (A22- Quadro 1); iii) Montar um cronograma de ações/eventos/mostras científicas junto à equipe, onde as oficinas temáticas desenvolvidas foram replicadas nas escolas parceiras, proporcionando condições para construção do conhecimento no ambiente escolar. Neste último ponto, o projeto contou com o programa de nivelamento “ReForça”, ministrado por pós-graduandos e voltado para graduandos, que teve como principal intuito reduzir a evasão nos cursos do ensino superior. Por fim, os dados apresentados neste trabalho mostram que a escola tem um papel importante na autopercepção do aluno sobre sua capacidade e no desenvolvimento de habilidades que contribuirão para seu desempenho, onde a educação representa a maior contribuição para o crescimento das pessoas inspirando meninas e mulheres a seguirem carreira nas ciências exatas.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Regina Cordeiro, M., Ferreira Dias, D., Vanda Marinho, M., & Regina de Oliveira Quilles Queiroz, C. (2023). MINAS FOR SCIENCE: PARTICIPAÇÃO, IMPACTO FAMILIAR E INCENTIVO NAS CIÊNCIAS EXATAS PARA A VIDA ACADÊMICA. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.3372642