ENCORAJAR MENINAS PARA STEM: A EXPERIÊNCIA DO MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA

Autores

  • Leticia Rangel
  • Juliana Ramos

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.4261288

Palavras-chave:

STEM, desigualdade de gênero em STEM, ensino de matemática

Resumo

Este trabalho pretende discutir a sub-representação feminina em STEM a partir da experiência do projeto Meninas Olímpicas do IMPA (MOI), que tem como objetivo primário promover a efetiva presença de alunas da Educação Básica em atividades de matemática, computação e robótica, visando a que se interessem e se sintam seguras para desenvolver carreiras nas áreas de STEM. Propõe-se uma investigação que visou a analisar e discutir a influência do projeto na percepção da questão da segregação feminina em áreas de STEM de seus e suas integrantes: alunas da Educação Básica, licenciandas de matemática e docentes. Entende-se que a análise conduzida pode oferecer uma avaliação sobre o potencial de projetos como o MOI para estimular a participação e a formação de meninas e mulheres para as carreiras de STEM, contribuindo para a discussão sobre o tema.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Rangel, L., & Ramos, J. (2023). ENCORAJAR MENINAS PARA STEM: A EXPERIÊNCIA DO MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.4261288