CeraMina - CeraMana - Promoção da Diversidade em STEAM a partir da Ciência dos Materiais
DOI:
https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.2530936Palavras-chave:
Diversidade Sexual e Gênero, Protagonismo Feminino, Ciência dos Materiais.Resumo
A partir do diagnóstico da baixa participação de mulheres nos espaços educativos do IFSP campus Hortolândia, no contexto das áreas de STEAM (acrônimo em língua inglesa para Science, Technology, Arts, Engineering and Mathematics), o trabalho parte da pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento de ações com escolas parapromoção da diversidade. O planejamento e execução de oficinas de ciência e tecnologia, para meninas do ciclo básico fundamental de escolas públicas visando o empoderamento das mesmas caracteriza o principal eixo das ações desenvolvidas. Esse artigo traz os resultados e metodologia de desenvolvimento de um projeto sobre diversidade na STEAM desenvolvido no IFSP em articulação com escolas públicas das cidades da região de Hortolândia. O projeto contemplou ações formativas com profissionais da educação e a execução de oficinas vinculadas à área de ciência dos materiais cerâmicos e tecnologias correlatas. Dessa forma o projeto “CeraMina-CeraMana” constitui uma ação de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de estimular e fortalecer a participação de meninas nas áreas de STEAM, contribuindo para o debate de gênero e educação sobre a baixa adesão aos cursos de STEAM pelo público feminino.Downloads
Publicado
2023-07-07
Como Citar
Sperandio, B., & Estevão de Araújo, H. (2023). CeraMina - CeraMana - Promoção da Diversidade em STEAM a partir da Ciência dos Materiais. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.2530936
Edição
Seção
Artigos