PROJETO MENINAS NA CIÊNCIA:POSSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.7145175Palavras-chave:
Mulheres na Ciência, Educação Básica, Projeto de Extensão, STEAM.Resumo
Este artigo se configura em um relato de experiência do Projeto de Extensão intitulado "Meninas na Ciência" realizado na Universidade Estácio de Sá, campus Resende-RJ. A proposta tem como objetivo despertar o interesse de meninas do Ensino Médio, de escolas públicas, para as Ciências por meio da realização de atividades ministradas por discentes de diversos cursos desta universidade com supervisão da coordenação do projeto. A metodologia utilizada se pauta na busca de construção espaços que promovam uma aprendizagem significativa por meio de Metodologias Ativas de Aprendizagens com os jovens. Nos anos de 2020, 2021 e 2022 realizamos encontros presenciais e remotos com as extensionistas para o aprofundamento sobre a temática, a elaboração e o planejamento de eventos de sensibilização da comunidade escolar. Analisando os discursos dos jovens e dos extensionistas que participam desse projeto, foi possível inferir que a valorização das mulheres no meio científico e o olhar sensível à dimensão humana das cientistas se configurou como uma linha que interliga os diversos discursos.Downloads
Publicado
2023-07-07
Como Citar
Américo Soares, G., Silva Barboza, L., Cristina da Gama Pina, A., Silva de Souza, N., Garcia Glória, G., Cristina da Silva Avelar, H., & de Castro Ferreira Saraiva, I. (2023). PROJETO MENINAS NA CIÊNCIA:POSSSIBILIDADES E DESAFIOS . ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.7145175
Edição
Seção
Artigos