MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA – UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL QUE PRECISA SER COMPREENDIDA E FORJADA DESDE AS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA – UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL QUE PRECISA SER COMPREENDIDA E FORJADA DESDE AS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • GISELE MIRANDA
  • Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes
  • Victoria De Sousa Alves
  • Ana Paula Cabral Couto Pereira
  • Paula Helena Malaquias dos Santos
  • Aila Koyumi Yamasaki Magno
  • Giovanna Valeriano Souza Martins
  • Maria Manuela Marins Negris

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.7460894

Palavras-chave:

Meninas e Mulheres nas Ciências, Mulheres no STEM, Gênero e Ciência na Educação Básica

Resumo

Apesar de incentivos a partir de políticas públicas, expressas em dispositivos constitucionais e metas globais, direcionadas a garantir a equidade de acesso entre homens e mulheres, a desigualdade de gênero é uma realidade em quase todos os países, especialmente entre aqueles com maior desigualdade social. Há um longo caminho a percorrer diante de uma condição sócio histórica de desigualdades. Pesquisas sobre questões de gênero no ensino superior, buscam compreender e revelar impasses, que poderão nortear ações efetivas e novos caminhos. Todavia, poucos são os estudos que buscam identificar as lacunas que também compõem este cenário de disputa, avanços e retrocessos, desde a educação básica.O presente trabalho objetivou iniciar uma investigação através de pesquisa quantitativa sobre o tema com duas turmas da educação básica. Os resultados iniciais mostraram dados preocupantes relacionados à invisibilidade de mulheres cientistas e à descrença sobre as descobertas científicas, mas também revelaram que a escola é o principal e talvez o único canal de divulgação e comunicação científica para os jovens, que estão cada vez menos interessados no tema. A pesquisa quantitativa, se mostrou como importante ferramenta para uma investigação inicial e permitiu observar aspectos ainda não percebidos pela comunidades escolar, o que norteará ações mais efetivas junto aos estudantes e novas possibilidades de pesquisas. Ao comparar as respostas das turmas de dois segmentos distintos 801-EF2 e 2001-EM, observou-se que os maisjovens demonstram mais interesse pela ciência. Este resultado sugere que ações relativas ao tema devam ocorrer cada vez mais cedo nos diferentes segmentos da educação básica.

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Publicado

2023-07-07

Como Citar

MIRANDA, G., de Oliveira Bloomfield Fernandes, K., De Sousa Alves, V., Paula Cabral Couto Pereira, A., Helena Malaquias dos Santos, P., Koyumi Yamasaki Magno, A., Valeriano Souza Martins, G., & Manuela Marins Negris, M. (2023). MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA – UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL QUE PRECISA SER COMPREENDIDA E FORJADA DESDE AS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.7460894
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