ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIOMAL E COMBATE À DESINFORMAÇÃO: PROPOSTA DE UM MÓDULO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Desinformação. Alfabetização Midiática e Informacional, Formação de Professores do Ensino Superior.Resumo
A internet permite mantermo-nos conectados e atualizados no universo digital, compartilhando conteúdos, alguns dos quais são fake news. O objetivo do trabalho é articular a alfabetização midiática e informacional e a desinformação e elaborar um módulo curricular para a formação de professores do ensino superior em avaliação crítica da informação. A investigação é descritiva, explicativa e qualitativa, partindo de uma revisão bibliográfica em bases de dados, Portal da CAPES, Scielo e Google Acadêmico, através dos descritores “desinformação”, “alfabetização midiática e informacional” e “formação de professores do ensino superior”. Aplicou-se ao corpus a análise de conteúdo para a seleção, tratamento, sistematização e interpretação do respectivo conteúdo. Os resultados mostram que a avaliação crítica da informação é tema discutido na produção internacional e nacional, em abordagens distintas, e considerada uma estratégia necessária na sua prática docente. Conclui-se que a proposta apresentada, um módulo curricular para a formação de professores do ensino superior em avaliação crítica da informação, é útil e ampla e pode ser adaptada em qualquer das diferentes disciplinas lecionadas no ensino superior.Downloads
Publicado
2025-10-09
Edição
Seção
Artigos