MicroUFMG na escola: Popularização da microbiologia como estratégia para o letramento cientifico e combate a desinformação em Saúde
Palavras-chave:
microbiologia; divulgação científica; desinformaçãoResumo
O presente trabalho apresenta a experiência do subprojeto “MicroUFMG na Escola”, integrante do projeto de extensão @MicroUFMG da Universidade Federal de Minas Gerais. A iniciativa tem por objetivo aproximar a microbiologia do ambiente escolar por meio de intervenções práticas e interativas voltadas para estudantes do ensino básico, educação de jovens e adultos e cursinhos populares. As ações ocorreram em escolas de Belo Horizonte e incluíram atividades como observação de microrganismos ao microscópio, exibição de vídeos, jogos educativos e uso de modelos tridimensionais, promovendo a compreensão da microbiologia de forma lúdica e contextualizada. A metodologia adotada baseou-se na divisão em bancadas temáticas, adequadas às faixas etárias dos estudantes, com materiais autorais e recursos institucionais. Os resultados indicam maior interesse dos estudantes pela ciência, participação ativa nas atividades e valorização do conhecimento científico. O projeto demonstrou ainda um importante papel no enfrentamento à desinformação, ao proporcionar acesso a informações confiáveis sobre saúde e ciências biológicas. Conclui-se que ações de extensão como esta são fundamentais para o fortalecimento do ensino de ciências, para a promoção da alfabetização científica e para a democratização do conhecimento científico.Downloads
Publicado
2025-10-09
Edição
Seção
Artigos