Os memes no combate à desinformação: Jojo Todynho versus o Ministério da Saúde
Palavras-chave:
Ciência e Saúde, Memes, DesinformaçãoResumo
Em 10 de abril de 2025, a influenciadora Jojo Todynho, com mais de 30 milhões de seguidores na plataforma Instagram, usou a sua repercussão pública para disseminar desinformação sobre o Sistema Único de Saúde. Em resposta, o perfil oficial do Ministério da Saúde publicou uma série de memes na mesma rede social digital, em que rebatia afirmações da influenciadora. O ocorrido ilustra a necessidade de diferentes estratégias comunicacionais na contenção de informações falsas no ambiente digital e evidencia o potencial de um formato que ganha cada vez mais espaço nesse ambiente: os memes. Os objetivos deste trabalho são demonstrar as demandas por ações estratégicas advindas das instituições públicas de Saúde e Ciência contra a desinformação e refletir sobre os potenciais e limitações do meme nesse cenário. O embate midiático entre a influenciadora digital Jojo Todynho e o Ministério da Saúde no Instagram servem de escopo analítico para esta exposição.Downloads
Publicado
2025-10-09
Edição
Seção
Artigos