CRIAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO REVELANDO A COMPLEXIDADE DO DIREITO À SAÚDE

Autores

  • Cynthia Macedo Dias
  • Camila Furlanetti Borges
  • Flávia Garcia de Carvalho
  • Rodrigo Neves Amaral de Souza
  • Areta Peixoto Vellasques

Palavras-chave:

jogos e saúde; comunicação em saúde; direito à saúde

Resumo

Este artigo discute a construção do jogo “(Avaliação Cega)”, com foco no recorte do tema e na definição dos valores. A partir da concepção de que jogos são sistemas, processos interativos e carregam valores, descrevemos as etapas de levantamento, implementação e verificação da implementação dos valores. Em seguida, discutimos como um jogo educacional, mais do que proporcionar aprendizagem sobre um tema, o que já seria produtivo na perspectiva da informação para promoção do direito à saúde, pode funcionar como Analisador do próprio contexto que pretende representar ou onde pretende intervir. Finalmente, verificamos que o processo de criação de um jogo educativo sobre uma temática social, quando consciente dos valores promovidos, pode contribuir para a problematização do tema e do contexto institucional em que se insere, contribuindo em última instância para a politização do debate e para a promoção do direito à saúde.

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Publicado

2025-10-09