CAPACITISMO E SUPERDOTAÇÃO: Entre a Invisibilidade e a Desinformação na Sociedade
Palavras-chave:
Capacitismo, Altas Habilidades, Superdotação, DesinformaçãoResumo
A presente pesquisa aborda o capacitismo e a desinformação no contexto das altas habilidades/superdotação, problematizando como esses fenômenos impactam a inclusão social, educacional e a saúde mental desse grupo. O objetivo principal é analisar as interfaces entre capacitismo, desinformação e superdotação, identificando mecanismos de exclusão e propondo estratégias para uma abordagem mais inclusiva e baseada em evidências. O estudo adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica sistemática de artigos acadêmicos indexados em bases como SciELO e PubMed, além da análise de documentos legais e políticas públicas recentes. Os resultados evidenciam que o capacitismo, tradicionalmente associado à deficiência, também afeta pessoas superdotadas ao invisibilizar suas necessidades específicas e reforçar estigmas sociais. A desinformação agrava esse cenário ao dificultar a identificação precoce, o encaminhamento adequado e o acesso a serviços especializados, resultando em diagnósticos equivocados e impactos negativos à saúde mental. O estudo destaca ainda a importância de estratégias interdisciplinares, como o Desenho Universal para Aprendizagem e a promoção do letramento midiático, para refletir a respeito de práticas capacitistas e promover ambientes educacionais mais equitativos. Considera-se, por fim, que a superação desses desafios requer políticas públicas integradas, formação continuada de profissionais e comunicação científica qualificada, visando garantir o pleno desenvolvimento e a inclusão social de pessoas com altas habilidades/superdotação.Downloads
Publicado
2025-10-09
Edição
Seção
Artigos