PERCEPÇÃO DE ENFERMEIRAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Mariana de Oliveira Araujo
  • Lívia de Souza e Souza
  • Iraildes Andrade Juliano
  • Nídia Oliveira Bezerra
  • Bianca de Oliveira Araujo

Palavras-chave:

Enfermeira, Estratégia Saúde da Família, Educação em saúde

Resumo

A educação em saúde é um conjunto de práticas que contribui para a promoção da autonomia das pessoas no seu cuidado a fim de alcançar uma atenção à saúde de acordo com suas necessidades. Trata-se de uma atividade comum aos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), entretanto, destaca-se o papel de educadora da enfermeira. Assim, este estudo tem por objetivo descrever a percepção de enfermeiras da ESF sobre a educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como campo de estudo sete Unidades de Saúde da Família (USF) situadas no município de Feira de Santana-BA. Os participantes do estudo foram dez enfermeiros(as). Utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados, que foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontam que as práticas de educação em saúde são consideradas uma ferramenta que colabora para a promoção da saúde individual e coletiva. A percepção sobre educação em saúde da maioria das enfermeiras participantes deste estudo perpassa pelo entendimento limitado sobre a temática, sendo que algumas falas reproduzem um conceito tradicional. Algumas entrevistadas confundem a definição de educação em saúde (voltada para a população) e educação na saúde (continuada e permanente, destinada aos trabalhadores). Podemos concluir que é necessário reforçar a importância das práticas de educação em saúde e disseminação do seu conceito e de metodologias pedagógicas inovadoras, estratégias e dialógicas, de modo a contribuir para a promoção do conhecimento e autocuidado individual e coletivo dos usuários.

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Publicado

2025-10-09