DINÂMICA "VACINA CONTRA A DESINFORMAÇÃO": o ensino da imunologia no enfrentamento da desinformação em ciência
Palavras-chave:
Vacinologia, Ensino, DesinformaçãoResumo
A desinformação na ciência tem sido considerada grande desafio para implementar avanços na saúde pública. A promoção do pensamento crítico contra a desinformação nas comunidades estudantis poderia reduzir a sua propagação. Este estudo objetiva avaliar uma estratégia didática no ensino da imunologia aplicada associado à promoção de conhecimento científico sobre desinformação. Como se trata de um estudo quase-experimental com delineamento “antes e depois”, foi analisado o desempenho dos alunos em pré e pós-testes aplicados em dois semestres consecutivos do componente de Imunopatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. A dinâmica foi realizada em quatro etapas envolvendo aplicação de pré-teste; apresentação de cinco vídeos desenvolvidos pela Inoculation Science – grupo de pesquisa em desinformação da Universidade de Cambrige - que abordam as principais estratégias de manipulação em discurso; discussão sobre conceitos de vacina, guiada por tópicos fundamentais em vacinologia e proposta de elaboração de uma vacina contra a desinformação; aplicação de pós-teste. Os resultados foram comparados com teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon. Encontramos melhora significativa no percentual de acerto para avaliações de conhecimento sobre vacinologia (Vpre = 75 (63, 88), Vpost = 88 (75, 88), Vdiff = 13, p lt; 0.0001) e reconhecimento de desinformações (Mpre = 83 (75, 92), Mpost = 92 (83, 92), Mdiff = 9, p lt; 0.0001). Portanto, nosso estudo apresentou uma alternativa bem sucedida na capacitação de estudantes de medicina em conhecimentos em vacinologia associada à promoção de literacia em desinformação.Downloads
Publicado
2025-10-09
Edição
Seção
Artigos