FORMAÇÃO EM PENSAMENTO CRÍTICO EM SAÚDE: ESTUDO NO BRASIL

Autores

  • Daniela Arruda Soares
  • Thalita Costa Lacerda
  • Joana Bisol Balardin
  • Márcio Galvão Oliveira
  • Arieli Carvalho Peixoto Cunha

Palavras-chave:

Pensamento, Tecnologia da Informação, Serviços de Saúde Escolar

Resumo

O pensamento crítico (PC) é essencial na educação atual, promovendo escolhas informadas e a autonomia, especialmente na área da saúde, onde auxilia na identificação de informações confiáveis frente à desinformação. Tecnologias como podcasts podem auxiliar nesse processo, integrando saúde e educação. Este estudo analisou a formação em pensamento crítico em saúde entre profissionais de saúde e educação mediada por Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, em Vitória da Conquista-BA. Utilizou métodos mistos: questionários para dados quantitativos e entrevistas semi-estruturadas para qualitativos. Os participantes avaliaram positivamente o processo formativo, destacando compreensibilidade, conveniência, adequabilidade e utilidade, além de maior desenvolvimento crítico e o estímulo à aprendizagem contínua. Limitações incluíram crenças persistentes, esforço para aprender e lacunas na formação, sobretudo entre educadores. Recomenda-se maior investimento em infraestrutura, educação continuada e integração intersetorial, promovendo sociedades mais justas, resilientes e saudáveis.

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Publicado

2025-10-09