Acesso aberto ao conhecimento: O impacto de cursos online de Covid-19

Autores

  • Ana Cristina da Matta Furniel
  • Rosane Mendes da Silva
  • Renata David Bernardes
  • Vinicius de Oliveira
  • Isabela Schincariol Domingues

Palavras-chave:

curso online, desinformação, educação em saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância de cursos online de Covid-19 ofertados em formato MOOC durante a pandemia, destacando sua relevância na formação de profissionais de saúde, na disseminação de informações científicas confiáveis e combatendo fake news. Através do Campus Virtual Fiocruz, foram oferecidos cursos sobre o manejo da infecção de Covid-19 e sobre protocolos de vacinação, que tiveram um alcance significativo, com milhares de alunos inscritos, demonstrando a eficácia das iniciativas para suprir a demanda por informação em saúde em um momento crítico. O estudo enfatiza que tais cursos não somente capacitaram os profissionais, mas sobretudo contribuíram para combater a desinformação, promovendo o acesso aberto ao conhecimento e a inclusão em um contexto de desigualdades. Com ele conclui-se a necessidade de priorizar a formação contínua dos trabalhadores da saúde, utilizando recursos educacionais como ferramentas essenciais ao enfrentamento de crises sanitárias futuras.

Downloads

Publicado

2025-10-09