BORA CHECAR! RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA COM ESTUDANTES DA BAHIA CONTRA A DESINFORMAÇÃO

Autores

  • Daniela Silva
  • Antonio Brotas
  • Matheus Tranzillo

Palavras-chave:

desinformação, estudante, escola pública

Resumo

Este artigo relata a experiência do projeto Bora Checar, realizado em três escolas pública na Bahia, sendo duas em ambientes urbanos (em Salvador e em Catu) e a terceira em uma comunidade quilombola da cidade de Cachoeira. A atividade teve como objetivo promover capacitação para estudantes do Ensino Médio para compreender, detectar e enfrentar a desinformação, em especial, em saúde, ciência e meio ambiente. A iniciativa promoveu oficinas formativas com foco no desenvolvimento de competências em informação e educação midiáticas. A metodologia usada foi relato de experiência em diálogo com a revisão de literatura. Entre os resultados alcançados, destaca-se a participação de 120 estudantes que demonstraram vivenciar os desafios da desinformação e apresentaram interesse em aprender como se prevenir e combatê-la. Conclui-se que a educação midiática precisa ser fortalecida no currículo escolar.

Downloads

Publicado

2025-10-01