A inserção da Educação Midiática no curriculo escolar: análise de uma Escola Pública no Sudeste Do Pará

Autores

  • Camila Rocha Gusmão
  • ELAINE SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.55592/simcom.v1i1.10369

Palavras-chave:

Educação Midiática; Educação; Comunicação

Resumo

Este estudo é estruturado com base em dois objetivos principais: 1) Relacionar a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias presente na BNCC com os fundamentos da Educação Midiática, tomando como referência as contribuições de Buckingham, Hobbs e Aguaded; 2) Avaliar a incorporação dos princípios da Educação Midiática e analisar como as diretrizes da BNCC estão sendo aplicadas na escola. Cada um desses objetivos corresponde a uma etapa analítica da pesquisa. Na primeira fase, utilizamos a análise documental como metodologia (Sá-Silva et al., 2009), confrontando os resultados com o referencial teórico. Na segunda, realizamos entrevistas semiestruturadas (Gil, 2010) com dois docentes da escola em questão, com o intuito de verificar o grau de implementação da BNCC, complementando os achados da etapa anterior. Com base nesses objetivos, também buscamos compreender as dificuldades inerentes à região Norte, particularmente no Sudeste paraense, levando em conta que um mesmo currículo escolar foi planejado para contemplar diferentes realidades socioeconômicas do Brasil. Notamos, a partir deste estudo, que a implementação das diretrizes sugeridas para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias enfrenta desafios, especialmente no que se refere à competência específica 7. Esses entraves decorrem tanto da falta de recursos tecnológicos adequados quanto da formação dos docentes, que ainda estão em processo de adaptação ao novo currículo.

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Publicado

2024-12-16