Imagem roubada: o uso de deepfakes durante o período de campanha eleitoral de 2024

Autores

  • Thiago Fedacz Anastacio
  • Camilla Tavares

Palavras-chave:

Deepfake; eleições; desinformação; checagem.

Resumo

Em períodos de campanha eleitoral, as disputas pelo eleitorado são constantes. Por vezes, as regras do jogo são deixadas de lado para que a vantagem seja maior. Nos últimos anos, um novo tipo de instrumento tem sido utilizado para desinformar: as deepfakes. Conhecidas pela habilidade de se apropriar da voz e imagem de determinada personalidade, as deepfakes podem ser usadas cada vez mais para enganar. Assim, este artigo busca identificar como foram utilizadas as deepfakes durante o período de campanha eleitoral de 2024. Para isso, utilizou-se como filtro as agências especializadas em fact-checking Lupa e Aos Fatos. No total, 83 checagens e verificações foram analisadas. Os resultados indicam que deepfakes foram utilizadas como estratégia para desinformar, mas somente em quatro casos dentro do corpus.

Publicado

2024-12-16