Relato de atividade gamificada como ferramenta educativa em prol da conservação de espécies ameaçadas

Autores

  • Vitória da Silva Davi Andrade
  • Débora de Freitas Isaias
  • Daniel Serieiro Miranda
  • Ana Beatriz do Espirito Santo Novaes
  • Ana Beatriz Lima Perez Oliveira
  • Sara Ethyene Silva Pereira
  • Lucas Gomes Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.55592/azab.v1i1.8015

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Gamificação, Zoológico

Resumo

A gamificação como estratégia de ensino tem o potencial de tornar o aprendizado mais colaborativo e envolvente. Desta forma, o setor de Educação para Conservação do BioParque do Rio elaborou atividades gamificadas, com o intuito de gerar impacto positivo nos visitantes em períodos de alta temporada. Chamadas de “Desbravadores da Biodiversidade” e “Defensores dos Ecossistemas”, as experiências transformaram o circuito do zoológico numa espécie de caça ao tesouro através de pontos de mediação ao longo do percurso, abordando temas como biodiversidade presentes nos biomas brasileiros e problemáticas envolvendo o tema.

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Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem

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