Jornalismo de Marca: as diferentes organizações como organizações de mídia e a busca por credibilidade

Autores

  • Claudiane Carvalho
  • Maria Aparecida Brito

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.9537069

Palavras-chave:

Jornalismo de marca, notícia, credibilidade.

Resumo

O texto propõe discutir o jornalismo de marca como estratégia discursiva utilizada por organizações não jornalísticas em busca de credibilidade e legitimidade. Para tanto, faz-se o mapeamento de produções de conteúdo de marca que se apropriam dos modos de fazer e dos modos de dizer do campo jornalístico. Articulando estudos do jornalismo e da comunicação organizacional, o artigo contempla as noções de noticiabilidade, jornalismo de marca, marca e credibilidade. De caráter teórico-empírico, o estudo analisa e expõe estratégias discursivas da informação jornalística presentes no site InfoMoney. Na composição do corpus, foram selecionadas publicações do  InfoMoney, pertencente ao grupo XP Inc., no período entre 13 e 19 de junho de 2022

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Carvalho, C., & Aparecida Brito, M. (2023). Jornalismo de Marca: as diferentes organizações como organizações de mídia e a busca por credibilidade. VII ongresso brapcorp, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.9537069