Dos armazéns de mercadorias aos “armazéns de arte, de moda e de música”: o Porto Maravilha como espaço de consumo e de lazer na Zona Portuária do Rio de Janeiro

Autores

  • Maria Helena Carmo
  • Alessandra de Figueredo Porto
  • Alessandra de Figueiredo Tarcsay

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.3795969

Palavras-chave:

Porto Maravilha; , Consumo; , Cultura; , Cidade; , Rio de Janeiro.

Resumo

O porto do Rio de Janeiro vem passando por uma grande transformação urbanística desde 2011 depois da cidade ter sido eleita sede dos Jogos Olímpicos 2016. Denominado Porto Maravilha, esse processo de requalificação da área portuária tem o objetivo de restaurar à região uma nova centralidade, ancorada em espaços de negócios, moradia, lazer e entretenimento, com resgate e promoção da cultura local, construção de novos aparatos culturais, como Museu do Rio e Museu da Amanhã, e reconversão de antigos armazéns em espaços de cultura e de lazer. Como tem se dado essa ‘nova’ reconfiguração desses espaços em experiências de consumo?

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Helena Carmo, M., de Figueredo Porto, A., & de Figueiredo Tarcsay, A. (2023). Dos armazéns de mercadorias aos “armazéns de arte, de moda e de música”: o Porto Maravilha como espaço de consumo e de lazer na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.3795969