A CBF como organizadora de fluxos Turísticos

Autores

  • Milene Gomes Ferreira Mostaro
  • FILIPE FERNANDES RIBEIRO MOSTARO

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.6972292

Palavras-chave:

Organização; Turismo; Consumo; CBF; megaeventos.

Resumo

O presente trabalho vai articular as relações entre futebol, turismo e consumo tendo como foco principal da análise a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Começaremos indicando uma periodização da entidade (amadora, estatal, empresa e multinacional), demonstrando como, ao manejar um símbolo nacional construído através das relações comunicação e esporte (o futebol e a camisa da seleção), a CBF atua como organizadora de um bem turístico brasileiro. Através de uma revisão bibliográfica crítica sobre o desempenho da entidade, articulamos as noções de turismo e consumo para estruturar os argumentos da hipótese que entende que a CBD foi responsável por organizar megaeventos que marcaram o imaginário nacional, despertaram um consumo da marca “futebol brasileiro”, influenciando determinados destinos como produtos turísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-23

Como Citar

Gomes Ferreira Mostaro, M., & FERNANDES RIBEIRO MOSTARO, F. (2023). A CBF como organizadora de fluxos Turísticos. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.6972292