De Alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: Simbologias, afetos e percepção do torcedor na fusão Red Bull Bragantino

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva
  • Maria Júlia Muniz Salema

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.2304663

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Red Bull Bragantino, Torcedores, Pesquisa de opinião

Resumo

O mercado consumidor e os mecanismos que levam um indivíduo a consumir se ligam a conteúdos simbólicos, no nosso caso, do futebol, e ao modo como o processo de compra funciona no mundo esportivo. Ao longo de sua história, os sentimentos de orgulho e paixão foram fundamentais para a construção da identidade do antigo Clube Atlético Bragantino, objeto empírico deste artigo. A partir do ano de 2019, os direitos do time foram comprados pela empresa de energéticos Red Bull, o que ocasionou que elementos simbólicos e identitários do clube fossem adaptados à marca austríaca. Por meio de levantamento bibliográfico e de pesquisa de opinião qualitativa e quantitativa com torcedores do Bragantino, buscamos entender quais são suas percepções e seus sentimentos acerca da passagem de clube para clube-empresa. Concluímos que para que o processo seja eficiente e transparente, há a necessidade de se compreender a importância da comunidade local, do vínculo emocional do torcedor, de suas experiências, idiossincrasias e memórias em relação ao clube.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Pereira da Silva, M., & Júlia Muniz Salema, M. (2023). De Alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: Simbologias, afetos e percepção do torcedor na fusão Red Bull Bragantino. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.2304663