De Alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: Simbologias, afetos e percepção do torcedor na fusão Red Bull Bragantino
DOI:
https://doi.org/10.55592/524.2023.2304663Palavras-chave:
Comunicação, Consumo, Red Bull Bragantino, Torcedores, Pesquisa de opiniãoResumo
O mercado consumidor e os mecanismos que levam um indivíduo a consumir se ligam a conteúdos simbólicos, no nosso caso, do futebol, e ao modo como o processo de compra funciona no mundo esportivo. Ao longo de sua história, os sentimentos de orgulho e paixão foram fundamentais para a construção da identidade do antigo Clube Atlético Bragantino, objeto empírico deste artigo. A partir do ano de 2019, os direitos do time foram comprados pela empresa de energéticos Red Bull, o que ocasionou que elementos simbólicos e identitários do clube fossem adaptados à marca austríaca. Por meio de levantamento bibliográfico e de pesquisa de opinião qualitativa e quantitativa com torcedores do Bragantino, buscamos entender quais são suas percepções e seus sentimentos acerca da passagem de clube para clube-empresa. Concluímos que para que o processo seja eficiente e transparente, há a necessidade de se compreender a importância da comunidade local, do vínculo emocional do torcedor, de suas experiências, idiossincrasias e memórias em relação ao clube.Downloads
Publicado
2023-09-22
Como Citar
Pereira da Silva, M., & Júlia Muniz Salema, M. (2023). De Alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: Simbologias, afetos e percepção do torcedor na fusão Red Bull Bragantino. VII ongresso brapcorp, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.2304663
Edição
Seção
Artigos