Moda, pandemia e consumo: Narrativas de consumo de roupas de segunda mão

Autores

  • jéssica baptista
  • Daniela Menezes Neiva Barcellos

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.6328233

Palavras-chave:

consumos; , narrativas de moda sustentável; , projeto gaveta; , comfort; , pandemia.

Resumo

A pandemia de COVID-19 acirrou desigualdades e incentivou a interação digital. Diversos eventos passaram a acontecer remotamente, como os encontros de troca de roupas de segunda mão. O projeto Gaveta, evento de troca analisado neste artigo, ocorreu em 2021, de forma remota, para evitar o contágio da doença, com a parceria da marca Comfort que cuidou e higienizou todas as peças. Partindo da premissa de que o consumo expressa códigos culturais, o propósito deste artigo é analisar narrativas de consumo de roupas de segunda mão como justificativa para redução de impactos ambientais, ressignificando práticas de consumo consciente. Com base numa amostra qualitativa não probabilística intencional, conduzido por uma perspectiva epistemológica compreensiva e com o apoio de literatura sobre comunicação e consumos, o corpus da análise provém de publicações do Gaveta no Instagram.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

baptista, jéssica, & Menezes Neiva Barcellos, D. (2023). Moda, pandemia e consumo: Narrativas de consumo de roupas de segunda mão. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.6328233