Metaverso: Apropriação travestida de inovação? O case da Jeep no servidor de GTA Roleplay Cidade Alta

Autores

  • Jordana Carneiro
  • Silvia Helena Belmino Freitas

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.5288512

Palavras-chave:

Metaverso, Jeep, GTA RP, Publicidade

Resumo

Cada vez mais marcas e organizações se mostram presentes no metaverso. Entretanto, o uso deste termo pela publicidade revela controvérsias, principalmente quando analisados os posicionamentos online e offline de renomadas marcas do mercado. Propõe-se aqui um estudo de caso da ativação da marca Jeep no servidor de GTA Roleplay Cidade Alta em 2021, em meio ao contexto da pandemia do coronavírus. Como aporte teórico, recorremos aos conceitos de metaverso de Ball (2022) e Meira (2022), e a Corrêa (2016) sobre a comunicação na sociedade digitalizada. Propomos uma reflexão acerca da aparente tendência desde a transformação do Facebook em META: a apropriação do termo metaverso pela publicidade em uma disputa pelo pioneirismo, em que, a fim de se conectar com as gerações dos nativos digitais, o mercado se isenta de questões sensíveis, e até mesmo éticas, em nome do lucro a qualquer preço.

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Carneiro, J., & Helena Belmino Freitas, S. (2023). Metaverso: Apropriação travestida de inovação? O case da Jeep no servidor de GTA Roleplay Cidade Alta. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.5288512