Cidade-marca e consumo: discursos e lutas simbólicas do Rio de Janeiro

Autores

  • Vania Oliveira Fortuna

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.9563068

Palavras-chave:

Discurso; Consumo; Porto Maravilha; Megaevento cidade do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre o tema comunicação, cidade, consumo e megaeventos. Pensando o Rio de Janeiro como uma cidade-marca, investigamos discursos do branding urbano, que no caso específico deste estudo, chama atenção para o alinhamento discursivo entre gestão urbana e jornalismo nos anos que antecederam os Jogos Olímpicos de 2016.  Adotando como metodologia a Análise de Discurso, apontamos disputas simbólicas que envolviam a comunicação da gestão urbana, o jornalismo e os moradores da zona portuária do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Oliveira Fortuna, V. (2023). Cidade-marca e consumo: discursos e lutas simbólicas do Rio de Janeiro. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.9563068