Estruturas de Oportunidade Midiática: como movimentos sociais pensam suas estratégias de visibilidade diante dos processos de midiatização
DOI:
https://doi.org/10.55592/524.2023.9892263Palavras-chave:
Movimentos Sociais, Midiatização, Visibilidade, Imprensa, Mídias digitaisResumo
Considerando a relevância de sua dimensão performática, movimentos sociais precisam desenhar estratégias para conquistar visibilidade considerando uma séria de fatores, como aliados e oponentes, com objetivos convergentes ou divergentes, atuando em um terreno comum, que apresenta condições para interação, inclusive as midiatizadas. Para compreender como os processos de midiatização tensionam as estratégias de visibilidade de movimentos sociais, exploramos trechos de seis entrevistas em profundidade realizadas com membros do Levante Popular da Juventude que mostram suas percepções sobre as conformações decorrentes de interações midiatizadas. Amparados por essas falas, descrevemos Estruturas de Oportunidade Midiática como um caminho para pensar as influências dos processos de midiatização na perspectiva dos movimentos sociais.Downloads
Publicado
2023-09-23
Como Citar
Volpato, A. (2023). Estruturas de Oportunidade Midiática: como movimentos sociais pensam suas estratégias de visibilidade diante dos processos de midiatização. VII ongresso brapcorp, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.9892263
Edição
Seção
Artigos