Estruturas de Oportunidade Midiática: como movimentos sociais pensam suas estratégias de visibilidade diante dos processos de midiatização

Autores

  • Alana Volpato

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.9892263

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Midiatização, Visibilidade, Imprensa, Mídias digitais

Resumo

Considerando a relevância de sua dimensão performática, movimentos sociais precisam desenhar estratégias para conquistar visibilidade considerando uma séria de fatores, como aliados e oponentes, com objetivos convergentes ou divergentes, atuando em um terreno comum, que apresenta condições para interação, inclusive as midiatizadas. Para compreender como os processos de midiatização tensionam as estratégias de visibilidade de movimentos sociais, exploramos trechos de seis entrevistas em profundidade realizadas com membros do Levante Popular da Juventude que mostram suas percepções sobre as conformações decorrentes de interações midiatizadas. Amparados por essas falas, descrevemos Estruturas de Oportunidade Midiática como um caminho para pensar as influências dos processos de midiatização na perspectiva dos movimentos sociais.

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Volpato, A. (2023). Estruturas de Oportunidade Midiática: como movimentos sociais pensam suas estratégias de visibilidade diante dos processos de midiatização. Associação rasileira e esquisadores e Comunicação rganizacional e Relações úblicas, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.9892263