Meritocracia nas organizações brasileiras: igualdade ou desigualdade?
DOI:
https://doi.org/10.55592/524.2023.4932999Palavras-chave:
Meritocracia; Cultura organizacional; Comunicação organizacional; Desigualdade social.Resumo
O presente artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica com o intuito de verificar como a meritocracia afeta o ambiente interno das organizações e qual o papel da comunicação nesse contexto. Com esse intuito, montamos um quadro teórico de referências com autores clássicos e contemporâneo tratando de três questões centrais: a meritocracia Barbosa (2001); a cultura organizacional Freitas (2007) e Schein (1984); e a comunicação organizacional Saad (2021) e Holtzhausen (2016). Constatamos que, em muitos casos, a meritocracia acaba se chocando com a cultura organizacional e a comunicação muitas vezes assume o papel de reprodutora do discurso meritocrático da alta liderança, acabando por intensificar tais conflitos e a percepção da desigualdade entre os empregados.Downloads
Publicado
2023-09-23
Como Citar
Pontes, S. (2023). Meritocracia nas organizações brasileiras: igualdade ou desigualdade?. VII ongresso brapcorp, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.4932999