ZEIS Já! Campanha de Comunicação de Utilidade Pública pelo Direito à Moradia e à Cidade em Salvador

Autores

  • Marcos Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.55592/524.2023.2883776

Palavras-chave:

Comunicação e Cidadania; ZEIS; Direito à Cidade; Participação Social; Salvador Bahia

Resumo

Este texto busca operar uma articulação teórica entre dois conceitos utilizados pelo geógrafo britânico David Harvey e reflexões sobre a experiência de articulação social ZEIS Já! Campanha pelo Direito à Moradia e à Cidade em Salvador. Nesta busca, as idéias de agentes de transformação social e a teoria dos desenvolvimentos geográficos desiguais são atravessadas pelos conceitos de escala e tradução em confronto com reflexões sobre a experiência social centrada em ações comunicacionais de uma campanha de utilidade pública. A montagem resultante da operação desenvolvida sugere que há lacunas a serem percebidas e articuladas na atual época de expansão das técnicas algorítmicas comunicacionais, quando os interesses coletivos materiais e simbólicos nas cidades estão em disputa em seus campos concretos e virtuais.

Downloads

Publicado

2023-09-23

Como Citar

Carvalho, M. (2023). ZEIS Já! Campanha de Comunicação de Utilidade Pública pelo Direito à Moradia e à Cidade em Salvador. VII ongresso brapcorp, 1(1). https://doi.org/10.55592/524.2023.2883776