Astrominas: 3 edições do programa de extensão do IAG-USP

Autores

  • Lilian Soja
  • Elysandra Figueredo Cypriano

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.3404756

Palavras-chave:

Meninas e Mulheres Na Ciência, Astronomia, STEM

Resumo

Este artigo busca oferecer um panorama geral do Programa “Astrominas, Apropriação do Universo Científico por Alunas do Ensino Básico” sob a ótica dos seus principais diferenciais: o trabalho de organização feito por um Coletivo de Mulheres; a interação diária entre as monitoras (fadas madrinhas) e as participantes, durante todo o curso; a utilização da abordagem metodológica dialógica; o espaço destinado à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e, principalmente, a concepção de propiciar e valorizar a construção da cidadania em um ambiente mais diverso e inclusivo. O texto pretende discorrer sobre a estrutura da proposta, bem como as mudanças engendradas com o objetivo de empoderar a todas as envolvidas, não apenas as meninas do ensino básico, mas também as organizadoras e monitoras do programa. Durante os três oferecimentos do Astrominas (2020, 2021 e 2022) buscamos mapear os impactos do programa através de questionários. Nossos resultados preliminares indicam que, além de conseguir a relação dialógica e acolhimento esperado na maioria dos pequenos grupos formados, nossas metas, em termos de abrangência geográfica, representatividade e percepção do papel da mulher na ciência, estão sendo atingidas.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Soja, L., & Figueredo Cypriano, E. (2023). Astrominas: 3 edições do programa de extensão do IAG-USP. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.3404756

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)