ANÁLISE DA CARREIRA ACADÊMICA FEMININA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIAS I – PARTE 2
DOI:
https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.3348605Palavras-chave:
Diferenças de gênero, Mulheres na engenharia, STEAMResumo
Atualmente, as mulheres são maioria entre os estudantes de graduação e pós-graduação no Brasil. No entanto, a participação delas ainda é baixa nos cursos de Engenharia, principalmente como docentes. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a produção científica atual de acadêmicos que concluíram o doutorado em Engenharias I entre 2013 e 2016, bem como analisar a relação entre estudantes e orientadores. Foi possível concluir que: (1) as diferenças de gênero crescem à medida que se avança na carreira acadêmica; (2) as mulheres publicam menos artigos do que os homens, independentemente do fator de impacto; (3) as diferenças nas métricas acadêmicas analisadas estão mais relacionadas ao gênero do aluno do que ao gênero do orientador. Esses resultados evidenciam a necessidade de implementação de políticas públicas de igualdade de gênero no cenário acadêmico brasileiro, especialmente na área de STEAM.Downloads
Publicado
2023-07-07
Como Citar
Lopes, C., de Melo Nunes Lopes, C., Aparecida Braz Starlino, J., Marcele Marques, K., Abrahão Cury, A., Maria Cunha Sarmanho, A., & Castro Mendes, J. (2023). ANÁLISE DA CARREIRA ACADÊMICA FEMININA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIAS I – PARTE 2. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.3348605
Edição
Seção
Artigos