IMERSÃO CIENTÍFICA - PROGRAMA FUTURAS CIENTISTAS E AÇÕES DE CIÊNCIA PARA PÚBLICO FEMININO DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Luísa Souza Almeida
  • Ana Carolina Alves da Rocha Vale
  • Maria Eduarda Colaço Mesquita da Silva
  • Taciana Mattos Pascoal
  • Giovanna Machado

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.2938037

Palavras-chave:

Futuras Cientistas, Imersão Científica, Problem-Based Learning

Resumo

O cenário de baixa representatividade feminina nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) é algo preocupante e visível nos principais órgãos de incentivo à ciência. Diante dessa questão, o Programa Futuras Cientistas (FC) foi criado como programa de extensão do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) visando abranger um público de mulheres de escolas públicas, estudantes e professoras, para a realização de atividades de iniciação à ciência. O presente trabalho objetivou realizar uma descrição sistemática da “Imersão Científica”, etapa do FC voltada para promover o contato de meninas e mulheres de escolas públicas com pesquisas nas áreas STEM. A realização do programa de maneira pioneira pelo Cetene desde 2012 possibilitou que 205 mulheres e meninas de escolas públicas pudessem ter contato com pesquisas nas áreas STEM. Ao longo de suas edições, buscou-se promover ações que estimulassem as participantes a procurar as áreas STEM como possibilidade de carreira, quebrando o pensamento com viés de gênero quanto à participação feminina nessas áreas. Assim, o Programa Futuras Cientistas age como uma ferramenta para promover mudanças no atual cenário de sub-representatividade da mulher nas áreas STEM.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Souza Almeida, L., Carolina Alves da Rocha Vale, A., Eduarda Colaço Mesquita da Silva, M., Mattos Pascoal, T., & Machado, G. (2023). IMERSÃO CIENTÍFICA - PROGRAMA FUTURAS CIENTISTAS E AÇÕES DE CIÊNCIA PARA PÚBLICO FEMININO DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.2938037

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)