SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO SOBRE UMA BANCA DE ESTUDOS VIRTUAL

SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO SOBRE UMA BANCA DE ESTUDOS VIRTUAL

Autores

  • Luísa Souza Almeida
  • Taciana Mattos Pascoal
  • Maria Eduarda Colaço Mesquita da Silva
  • Ana Carolina Alves da Rocha Vale
  • Giovanna Machado

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.9258464

Palavras-chave:

Futuras Cientistas, Cursinho Popular, Mulheres na Ciência

Resumo

Levando em consideração a histórica sub-representação feminina nas áreas de ciências exatas e tecnologias, ações que visem o incentivo da participação de meninas e mulheres nessas áreas, são de suma importância. A principal via de entrada para esse tipo de atuação ocorre através do ingresso no ensino superior público por meio de exames como o ENEM. Porém, esse acesso ainda é desigual, tendo em vista a influência das diferentes condições sócio-psico-econômico-culturais no processo de aprendizagem. Nesse contexto, a Banca de Estudos (BE) do Programa Futuras Cientistas, surge como um apoio/incentivo ao processo de ingresso, de meninas provenientes de escolas públicas, no ensino superior. As ações desenvolvidas se concentraram em atividades teóricas e práticas, a fim de reforçar as competências gerais da educação básica, nas disciplinas de quimica, fisica, biologia, matemática e redação, necessárias para aprovação no ENEM. Momentos de conversa sincronos com profissionais de educação e psicologia também foram realizados afim de promover um melhor suporte dentro do processo de preparação. O presente trabalho descreve o processo de sistematização das atividades realizadas na Banca de Estudos, bem como sua adaptação virtual e implicações, considerando a situação de pandemia de COVID-19 vivida.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Souza Almeida, L., Mattos Pascoal, T., Eduarda Colaço Mesquita da Silva, M., Carolina Alves da Rocha Vale, A., & Machado, G. (2023). SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO SOBRE UMA BANCA DE ESTUDOS VIRTUAL . ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.9258464

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...