CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INCLUSÃO FEMININA EM STEM

CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INCLUSÃO FEMININA EM STEM

Autores

  • Gledsyanne Rodrigues
  • Maria Dielem Sousa Correa
  • Larissa Coimbra Alves
  • Amanda Milene de Sousa Monteiro
  • Stepheny Jennf Araújo Rahan

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.8334263

Palavras-chave:

Biodigestor, Sustentabilidade, Representatividade, STEM.

Resumo

Este trabalho consiste em apresentar uma atividade do projeto de extensão STEAMS UFPA, a qual reunirá temáticas como sustentabilidade e inclusão feminina na área STEM. Um mecanismo encontrado para conciliar as temáticas foi a elaboração de um minicurso de biodigestores, que será realizado nas escolas públicas de Belém-Pa. As voluntárias do STEAMS projetaram e construíram um biodigestor teste, utilizando materiais reciclados e outros de baixo custo. Após a verificação da produção do biogás, espera-se ensinar nas escolas uma engenharia simples para a construção deste, a fim de que as próprias crianças e adolescentes possam ser capazes de desenvolvê-lo. Neste minicurso, será também realizada palestra sobre aproveitamento de resíduos e desenvolvimento sustentável. Além disso, almeja-se incentivar as meninas, por meio da representatividade e protagonismo feminino, a escolherem cursos em STEM.

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Publicado

2023-07-07

Como Citar

Rodrigues, G., Dielem Sousa Correa, M., Coimbra Alves, L., Milene de Sousa Monteiro, A., & Jennf Araújo Rahan, S. (2023). CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INCLUSÃO FEMININA EM STEM. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.8334263
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