DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS POR VOLUNTÁRIAS DO PROJETO STEAMS: MECANISMOS DE INCLUSÃO, APERFEIÇOAMENTO E REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ENGENHARIA

Autores

  • Amanda Monteiro
  • Bruna Maia dos Santos
  • Joelma Barbosa de Carvalho
  • Larissa Coimbra Alves
  • Silmara da Conceição Morais
  • Ana Paula mattos

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.8552347

Palavras-chave:

STEAM, Meninas, Projeto de extensão

Resumo

. Em 1985 inicia-se a luta pela inclusão da mulher na educação com a criação da Escola Normal, destinadas às mulheres para se profissionalizarem na carreira de magistério, começando a concepção que a docência era a profissão socialmente aceita para as mulheres. O universo científico estruturou-se por homens que excluíam mulheres com a justificativa de serem incapazes intelectualmente, inclusive negando produções científicas desenvolvidas por elas. Mediante os dados históricos e sensos atuais projetos femininosextensionistas nos últimos 10 anos vem crescendo em todo Brasil, tendo principal objetivo a inserção de mulheres nas carreiras STEM, e igualdade de gênero. O presente artigo consiste em apresentar o projeto de extensão STEAMS da UFPA e como este contribui para especializar e manter meninas na área STEM por meio de oficinas, minicursos e palestras. Realizou-se nos anos de 2020 a 2022 diversas atividades remotas e presenciais, as quais são mecanismos de inclusão e aperfeiçoamento de habilidades. Disponibilizou-se às voluntárias do projeto e a comunidade participante uma pesquisa, para avaliar temáticas sociais e acadêmicas das atividades desenvolvidas, para mensurar a relevância destas. Conclui-se que a partir de todas as atividades é possível manter e incentivar meninas e mulheres a se manterem e ingressarem na área de STEM. Existe uma porcentagem de meninas desistentes das atividades oferecidas e isso ainda é preocupante, e há a necessidade de investigação do motivo. Porém o relato das voluntárias e das alunas é satisfatório e importante pois há um aperfeiçoamento de habilidades, engajamento e representatividade. Desta maneira o projeto continuará aperfeiçoando atividades para que possa cada vez mais alcançar mais meninas e mulheres nas áreas STEM.

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Publicado

2023-07-07

Como Citar

Monteiro, A., Maia dos Santos, B., Barbosa de Carvalho, J., Coimbra Alves, L., da Conceição Morais, S., & Paula mattos, A. (2023). DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS POR VOLUNTÁRIAS DO PROJETO STEAMS: MECANISMOS DE INCLUSÃO, APERFEIÇOAMENTO E REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ENGENHARIA. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.8552347

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