MENINAS ACELERANDO NO FUNDAMENTAL: EQUIDADE DE GÊNERO EM STEAM
DOI:
https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.9863630Palavras-chave:
Ensino Fundamental, STEAM, Metodologias AtivasResumo
O desenvolvimento de práticas educativas sensíveis à questão de gênero está atrelado à redução das desigualdades de gênero e à promoção de educação de qualidade, indo ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O protagonismo de meninas e mulheres nas áreas de STEAM pode ser desenvolvido por meio de metodologias ativas de ensino, contribuindo para a expressão de criatividade, raciocínio e fomento de interesse pelas áreas de matemática, engenharia, artes, ciência e tecnologia. Neste âmbito, o projeto Meninas Acelerando no Fundamental vem produzindo oficinas de caráter reflexivo para estudantes da rede pública de ensino. Jovens meninas são as responsáveis pela elaboração de materiais e atividades voltadas para seu currículo escolar, com o apoio de monitoras estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB) de diversos cursos das áreas de exatas e professoras doutoras das áreas de engenharia da UnB. A formulação de experimentos, criação de aulas, quizzes e outras atividades executadas por estas alunas do fundamental vêm sendo analisadas e exploradas na busca de que estas ações ativas e colaborativas contribuam para a promoção de equidade de gênero e inclusão, rompendo com o ciclo de estereótipos de gênero desde o ensino regular.Downloads
Publicado
2023-07-07
Como Citar
de Castro Alves, I., Magalhães Viana, D., Alves Campos, A., Beatriz Lima de Sousa, L., & Angelica Milfont Shzu, M. (2023). MENINAS ACELERANDO NO FUNDAMENTAL: EQUIDADE DE GÊNERO EM STEAM. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.9863630
Edição
Seção
Artigos