MENINAS ACELERANDO NO FUNDAMENTAL: EQUIDADE DE GÊNERO EM STEAM

MENINAS ACELERANDO NO FUNDAMENTAL: EQUIDADE DE GÊNERO EM STEAM

Autores

  • Ingrid de Castro Alves
  • Dianne Magalhães Viana
  • Amanda Alves Campos
  • Laura Beatriz Lima de Sousa
  • Maura Angelica Milfont Shzu

DOI:

https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.9863630

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, STEAM, Metodologias Ativas

Resumo

O desenvolvimento de práticas educativas sensíveis à questão de gênero está atrelado à redução das desigualdades de gênero e à promoção de educação de qualidade, indo ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O protagonismo de meninas e mulheres nas áreas de STEAM pode ser desenvolvido por meio de metodologias ativas de ensino, contribuindo para a expressão de criatividade, raciocínio e fomento de interesse pelas áreas de matemática, engenharia, artes, ciência e tecnologia. Neste âmbito, o projeto Meninas Acelerando no Fundamental vem produzindo oficinas de caráter reflexivo para estudantes da rede pública de ensino. Jovens meninas são as responsáveis pela elaboração de materiais e atividades voltadas para seu currículo escolar, com o apoio de monitoras estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB) de diversos cursos das áreas de exatas e professoras doutoras das áreas de engenharia da UnB. A formulação de experimentos, criação de aulas, quizzes e outras atividades executadas por estas alunas do fundamental vêm sendo analisadas e exploradas na busca de que estas ações ativas e colaborativas contribuam para a promoção de equidade de gênero e inclusão, rompendo com o ciclo de estereótipos de gênero desde o ensino regular.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

de Castro Alves, I., Magalhães Viana, D., Alves Campos, A., Beatriz Lima de Sousa, L., & Angelica Milfont Shzu, M. (2023). MENINAS ACELERANDO NO FUNDAMENTAL: EQUIDADE DE GÊNERO EM STEAM. ongresso nternacional e ulheres m TEAM, 1(1). https://doi.org/10.55592/ICIMESTEAM.2022.9863630

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...