Avaliação do teor de fenólicos de diferentes misturas de frutas e hortícolas
Palavras-chave:
Frutas, Hortícolas, Fenólicos, SaúdeResumo
As frutas e os hortícolas são considerados alimentos fundamentais numa dieta saudável (completa, variada e equilibrada). A Organização Mundial de Saúde, recomenda um consumo diário de 400 g de frutas e hortícolas ou o equivalente - 3 a 5 porções de frutas e hortícolas. Estes alimentos são consumidos mundialmente, mas o seu consumo a nível global encontra-se abaixo dos valores recomendados. Uma das estratégias possíveis para contribuir para o aumento da ingestão de frutas e hortícolas, são os sumos. O objetivo destes trabalho foi avaliar o teor de compostos fenólicos totais em 19 misturas com diferentes proporções de laranja, kiwi, maçã, cenoura e espinafres.
Em 2022, os ingredientes foram adquiridos em superfícies comerciais de Lisboa, Portugal. Em seguida, para laranja, cenoura e kiwi, foram retiradas as partes não edíveis (casca e sementes), enquanto para a maçã foram retiradas apenas as sementes. Em seguida, as misturas foram preparadas de acordo com as quantidades definidas pelo software Design Expert. O teor de fenólicos totais foi avaliado nas 19 misturas através do método de Folin-Ciocalteau.
O teor de fenólicos totais variou entre 33,6 e 162 mg de equivalentes de ácido gálico/100 g de mistura. A mistura que apresentou o menor teor de fenólicos totais era composta por 50% de cenoura, e a que apresentou o mais teor era composta por 50% de kiwi. Em 63% das misturas analisadas o teor de fenólicos totais foi superior a 100 mg de equivalentes de ácido gálico por 100 g de mistura.
Este trabalho demonstra que a proporção dos diferentes ingredientes tem um impacto muito considerável na concentração de compostos fenólicos da mistura. Desta forma, consideramos que é fundamental transmitir esta informação aos consumidores para que estes possam usufruir dos potenciais efeitos benéficos para a saúde associados ao consumo destes alimentos.