RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Renata Lima de Morais
  • Débora Deliberato

Resumo

Pesquisas têm discutido os desafios na inclusão de alunos com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) no contexto escolar. Este espaço, rico em oportunidades de experiências e interações, tem se mostrado favorável para inserção dos Sistemas Suplementares e Alternativos de Comunicação (SSAC). A educação infantil, é uma etapa fundamental, no qual, a linguagem é estimulada através das interações, isso, em especial, é de fundamental relevância para as crianças com NCC. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi apresentar recursos de SSAC para crianças da educação infantil com o intuito de favorecer a participação de crianças com NCC. O objetivo da produção dos recursos foi auxiliar as crianças na comunicação no ambiente escolar e familiar durante as atividades da vida diária e nos momentos do brincar. Como procedimentos metodológicos foram realizadas: a observação das crianças no contexto escolar, no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023; foi utilizado um protocolo para avaliação de habilidades comunicativas em situação escolar, com a professora estagiária da turma, e um protocolo para avaliação de habilidades comunicativas em situação familiar, com os familiares das crianças com NCC. Em seguida, com base nas informações coletadas, nos protocolos e no que foi observado na escola, foram planejados recursos para situações de interação, como um crachá de comunicação alternativa com dois chaveiros temáticos e um jogo americano acessível em comunicação alternativa para as refeições. Os símbolos pictográficos usados foram provenientes do Portal Aragonês de Comunicação Alternativa e Aumentativa (ARASAAC), do software Boardmaker 6 e, em algumas situações mais específicas, foi acessado  o Google.  A proposta dos chaveiros no crachá foi idealizada para que uma das crianças pudesse utilizar um chaveiro por vez, uma vez que possuem argolas de abre e fecha. Cada chaveiro possui uma temática distinta: um tema se refere às atividades da vida diária e o outro às atividades do brincar. O primeiro teve pictogramas selecionados com base nas principais demandas da vida diária da criança. Já o segundo, teve símbolos pictográficos relacionados a brinquedos, brincadeiras e locais preferidos da criança, tanto no contexto escolar quanto familiar, além de solicitações envolvendo outros contextos. Alguns símbolos foram selecionados em mais de uma fonte, para que ao apresentar a criança, ela pudesse escolher qual o mais simbólico. Já o jogo americano foi produzido em tamanho A3 e possui símbolos que se referem às solicitações que podem ser feitas no momento da alimentação, seja na escola ou outros ambientes com a família. Vários símbolos, que se referem ao cardápio da escola, foram produzidos para serem usados com o jogo americano. Por fim, os recursos se mostraram como possibilidades de recursos comunicativos para a criança, não só para ser usado no espaço físico da escola e de casa, mas em qualquer ambiente que a criança tenha demandas comunicativas nas atividades de vida diária e nas atividades relacionadas ao brincar. O crachá e o jogo americano foram recursos que possibilitaram interesse entre as crianças, contribuindo na comunicação da criança com seus pares e adultos, tanto no contexto escolar, quanto familiar.

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Publicado

2023-12-22