Livro infantil acessível por meio da Comunicação Alternativa na Educação Infantil

Autores

  • Rozejane Domingos da Silva
  • Débora Deliberato

Resumo

Uma das formas de desenvolver a linguagem e comunicação, no contexto escolar, mais precisamente, na Educação Infantil, é por meio da contação de histórias e da leitura literária. Deste modo, é essencial identificar quais os recursos que podem ser adotados para ampliação da comunicação do aluno com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). O livro acessível pode se tornar um grande aliado, desde que, o mesmo esteja disponível em multiformatos, incluindo livros adaptados com a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). O livro adaptado constitui um meio facilitador da comunicação funcional, espontânea e independente, constituindo como meio facilitador de inclusão de crianças com necessidades especiais. Os livros acessíveis com a CAA têm como um dos objetivos atender o público com deficiência e/ou transtornos de comunicação e linguagem. Embora esse recurso possa se tornar um aliado para uma sala de aula inclusiva, deve ser levado em consideração as especificidades de cada criança. Sendo assim, foi objetivo deste estudo elaborar livros acessíveis para alunos de uma sala da Educação Infantil de uma cidade do Rio Grande do Norte durante o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023. A elaboração dos livros foi realizada em etapas: a) sendo necessário levar em consideração, o público-alvo; b) qual é o nível da turma que ele pertence; c) o assunto que está sendo trabalhado pela professora. Além disso, outros aspectos foram considerados na produção do livro acessível, tais como: a) o tipo e formato da letra; b) a seleção das imagens (pictogramas) com avaliação em as cores, contrastes e formas; c) o tipo de narração; adequação do texto original para enunciados de acordo com o momento do desenvolvimento dos alunos sem perder o sentido das histórias. Durante o uso dos recursos elaborados foi possível identificar o interesse e participação de todas as crianças e, após as orientações realizadas aos professores em relação às estratégias de mediação durante a contação de histórias, os alunos com deficiência e transtorno do espectro autista passaram a ter participação. A criação dos livros e a inserção na sala de aula, principalmente, de escolas públicas pode ser uma iniciativa que seja capaz de acolher os alunos, como também, possibilita a interação social entre as crianças, além de propiciar o acesso à leitura para todos.

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Publicado

2023-12-22