PROPOSTA FORMATIVA PARA PROFESSOR-INTERLOCUTOR NO USO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA JUNTO A ALUNO COM TEA
Resumo
O estudo do tipo AB ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental no interior de São Paulo. Foram participantes: um aluno de 10 anos com TEA e usuário em início da Fase 4 do Programa de CAA PECS-Adaptado e quatro professores, entre regente e de apoio, sendo para este trabalho, destacado os resultados com um dos professores de ensino regular. Coletaram-se as frequências de interações comunicativas aluno/professor durante 21 minutos diários de observações ao longo de oito aulas do docente participante. Observaram-se as interações comunicativas ocorridas sem recurso de CAA e, a partir da quinta sessão de observação, houve a inserção do recurso de CAA do aluno e as instruções pelo pesquisador; valendo-se de estratégias de Ensino Incidental para o aproveitamento de situações comunicativas naturais dos contextos observados. Os resultados obtidos indicam que houve uma diminuição dos distúrbios de conduta pelo aluno e mudanças positivas na atuação atitudinal do professor junto ao estudante e enquanto interlocutor, com maior frequência de interações com o aluno. Considera-se que o estudo alcançou o objetivo e apresenta um relato de como é possível favorecer a atuação dos professores atuantes com alunos com TEA a se apropriarem de conhecimentos acerca da CAA.Downloads
Publicado
2023-12-22
Edição
Seção
Artigos