ATIVIDADES ACESSÍVEIS EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Renata Lima de Morais
  • Débora Deliberato
  • Maria de Jesus Gonçalves

Resumo

A educação infantil é uma etapa rica em interações para todas as crianças. Porém, algumas delas podem apresentar dificuldades no desenvolvimento da linguagem e nas habilidades de socialização/interação com seus pares. Dentre elas, as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) muitas vezes precisam de um maior suporte em relação às suas demandas de comunicação e interação na rotina da educação infantil. Diante desse cenário, o objetivo geral do estudo é discorrer sobre atividades acessíveis em comunicação alternativa, para crianças da educação infantil, com a finalidade de estimular o engajamento de uma criança com autismo, na atividade do desenho vinculada à rotina de contação de histórias. O objetivo específico, do recurso do caderno de pintura e desenho, foi possibilitar um material acessível e lúdico para a criança alvo, acerca da história da lagarta e da borboleta. O objetivo específico, das folhas para pintura em grupo, foi estimular a integração e socialização da criança em uma atividade com seus pares, acerca da história da lagarta e da borboleta. Para a acessibilidade das atividades foi realizada primeiramente a observação das crianças na escola, durante o primeiro e segundo semestre de 2023 e depois foi utilizado um protocolo para avaliação de habilidades comunicativas em situação familiar, com a mãe da criança com TEA. Após essas etapas, constatou-se que a criança com autismo não se engajava na atividade do desenho com seus pares mesmo tendo grande interesse em desenhar e pintar. Portanto, com base no que foi observado na escola e no protocolo, foram planejados recursos para estimular o engajamento e interação, da criança com autismo, com seus pares na atividade do desenho. Os pictogramas usados na acessibilidade das atividades foram do software Boardmaker 6 e do Portal Aragonês de Comunicação Alternativa e Aumentativa (ARASAAC). Além deles, imagens foram usadas provenientes  do Google. Tanto o caderno de  pintura e desenho, quanto as folhas  para pintura em grupo, retomaram a história que estava sendo trabalhada pela professora, que era da lagarta e da borboleta. O caderno de pintura e desenho foi pensado para uso individual da criança com autismo para que inicialmente isso estimulasse seu interesse na atividade, mediante o contexto da história. Diversas imagens dos personagens foram dispostas para serem pintadas, além de espaços em branco, que foram disponibilizados para o desenho. Em relação às folhas para pintura em grupo, 4 folhas distintas foram produzidas em tamanho A3, em que, a proposta era que, em trio ou em dupla, todas as crianças da sala pintassem os desenhos da história. Em suma, os recursos acessíveis em comunicação alternativa, planejados com base na observação das demandas do grupo e interesse das crianças, foram bastante significativos no que concerne ao favorecimento do engajamento e interação da criança com autismo com os seus pares.

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Publicado

2023-12-22