USO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA PARTICIPAÇÃO DE JOVEM COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO
Resumo
A Educação apresentou avanços na área da Educação Especial e Inclusiva, dentre estes, a conquista e garantia de matrícula no ensino regular, no entanto, além da matrícula, é necessário garantir também a participação do estudante nas atividades escolares. Fato esse que se torna um desafio nas escolas públicas e privadas do país, tendo em vista que os profissionais não se sentem seguros diante da diversidade que encontram em sala de aula. O tema deste estudo está centrado não apenas no uso de recursos da Comunicação Alternativa, mas na conscientização sobre sua importância para trabalhar com estudantes que apresentam necessidades complexas de comunicação. Este estudo tem como objetivo inserir recursos de comunicação alternativa no contexto escolar de um jovem com necessidades complexas de comunicação. Para melhor compreensão foi essencial os estudos bibliográficos em pesquisas realizadas por meio da implementação de símbolos, recursos, técnicas e estratégias dos sistemas alternativos de comunicação no contexto escolar. Como recurso de Tecnologia Assistiva, as pranchas de comunicação podem ser confeccionadas de acordo com a realidade do jovem usando símbolos pictográficos já programados, além de imagens do cotidiano. A comunicação entre uma pessoa com necessidades complexas de comunicação e seus pares se torna um desafio para a escola, que muitas vezes não consegue compreender o que o estudante está querendo dizer. A literatura ressalta que existe um número significativo de pessoas que são incapazes de se comunicar através da fala, devido a fatores neurológicos, físicos, emocionais e cognitivos. Por isso o uso da comunicação alternativa se torna tão necessária no ambiente escolar. Além disso, a área da comunicação alternativa pode ser um meio facilitador para os aspectos comunicativos, para a construção da linguagem e, dessa forma, um instrumento para a aprendizagem. Pensando nisso, foi proposto em março de 2023, o uso de recursos da Comunicação Alternativa para um jovem com necessidades complexas de comunicação, matriculado numa turma do Ensino Médio de uma escola estadual no interior do Rio Grande do Norte. O recurso utilizado foi prancha de comunicação com o uso de símbolos do Arasaac que representavam ações do cotidiano escolar, para que, com ajuda da professora de educação especial, o estudante conseguisse desenvolver ações do dia a dia. O curto tempo de uso da prancha trouxe resultados que mostram a importância do processo, necessitando ser ampliado para uso em casa e nos ambientes em que o estudante convive, mas isso é um passo lento, pois a família precisa ser preparada e amparada para o uso das pranchas de comunicação. O uso da comunicação alternativa é algo que merece atenção e precisa ser apresentado e discutido no ambiente escolar. Sendo assim, percebe-se uma necessidade de conhecimento de professores e familiares para que o recurso da comunicação alternativa ofereça resultados positivos em todos os espaços.Downloads
Publicado
2023-12-22
Edição
Seção
Artigos